quinta-feira, 1 de maio de 2014

Tradição dos Maios!

Sempre respeitei a tradição dos «Maios». Na noite de 30 de Abril enfeitam-se as portas e janelas para que o «Burro» não nos entre em casa durante a noite e possamos ter um 1º de Maio cheio de alegria e felicidade. Todos os anos eu ia ao monte e trazia montes de giestas em flor para que toda a minha vizinhança pudesse enfeitar as suas portas e janelas. Pois bem, hoje isso não aconteceu. Tive um dia um tanto ou quanto atrapalhado que terminou com uma seca de duas horas no Centro de Saúde para fazer o habitual check up, o que acontece duas vezes por ano, depois veio o jogo do Chelsea (que correu muito mal!!!) e acabei por esquecer-me da obrigação que a mim mesmo impus.
Ao regressar a casa, depois de acabar o jogo do Mourinho, reparei que todas as portas da minha rua estavam enfeitadas com os Maios e apercebi-me do meu esquecimento. Valeu-me um amigo que comigo fazia o caminho de regresso a casa e que me convidou a acompanhá-lo, dizendo que não deviam faltar giestas em sua casa, sobras dos enfeites feitos pela sua mulher. Aceitei o convite e, embora não tivesse sobrado grande coisa, foi o suficiente para eu me desenrascar (como se diz nos fuzileiros) e fazer um raminho para a porta da frente e outro para a das traseiras da minha sanzala.
Comparado com anos anteriores ficou mal enfeitado, mas acredito que o Burro não conseguirá entrar cá em casa e terei, quando acordar, um rico 1º de Maio. Que desejo também para todos vocês que lerem esta minha mensagem.
Um bom 1º de Maio!
Um bom Dia do Trabalhador!
--------------------
-----------
----
-
Dia 1º de Maio - 09.30 Horas
Quando publiquei esta mensagem já passava da meia noite e tanto pela hora tardia como pela falta de luz não deu para fazer a fotografia do meu «Maio» feito à pressa. Hoje acordou um belo dia cheio de sol, agarrei na câmara fotográfica e fui até à porta registar a ocorrência (na Marinha existia o Livro de Ocorrências, lembram-se com certeza do sargento mausão sempre a ameaçar - olha que vais para o livro!). E cá está a imagem para verem como é que se fazem as coisas por aqui.


1 comentário:

  1. Não entra o burro...
    Entra o coelho, pela calada
    Não te esqueças dá-lhe um murro
    Por que não se perde nada!

    Essa dos «maios» desconhecia,
    No Alentejo nunca ouvi falar
    Que venho o Maio com alegria
    E a felicidade para sempre cá ficar.

    Que a tua saúde não te deixe,
    Continue na tua sanzala enfeitada
    Haja tinto, carne, pão e peixe
    Feveras e sardinha assada!

    Tranca as tuas portas,
    Para o Portas não entrar
    Dá-lhe nas orelhas chicotadas
    Manda-o para o deserto pregar!

    Tenhas uma ótima noite
    e um primeiro de Maio em liberdade
    Guarda a enxada e a foice
    Vive a vida à tua vontade.

    ResponderEliminar

Sem o vosso comentário o blog não tem qualquer valor