terça-feira, 16 de setembro de 2014

Marcha atrás!


Em vez de continuar com as fotos do convívio de ontem decidi publicar esta foto que foi tirada no último trimestre do ano de 1964, ou seja, está prestes a completar 50 anos. Estávamos em Metangula e uma secção, comandada pelo Tenente Tavares Costa, foi destacada para se juntar a um pelotão do Exército para fazerem uma operação conjunta, na zona do Cobué.
A razão de eu trazer aqui esta foto é que vários dos que aqui aparecem estiveram ontem em Fátima e participaram na festa (comes e bebes) do D.Nuno. Na fila que está em pé vê-se o Piaça à esquerda e o Silveira e eu próprio à direita. E na fila que está de cócoras vê-se o João Rodeira, em segundo lugar a contar da esquerda.
Por curiosidade, nessa mesma fila pode ver-se o Micróbio - 2º Grumete Voluntário da Escola de Março de 63 (já falecido) e o Marlon, famoso filho da minha escola que desertou da Escola de Fuzileiros durante o Curso de 1º Grau, no verão de 1965, e nunca mais lhe pôs a vista em cima até hoje. Os outros dois dessa fila são o Rodeira, já mencionado, e o Francisco Paixão que este ano não pôde estar presente.

5 comentários:

  1. Se calhar eu também lá estava nessa operação, puxa lá pela carola e vê te lembras de um acidente com um Unimog, do Exército que ficou virado do avesso, de "pantanas" ou seja com as quatro rodas viradas para o céu. Algumas imagens desse horrível acidente em que morreu debaixo do Unimog, no dia 23 de Novembro de 1964, o 1º Cabo Manuel Marques Carreiro, natural de Alcafozes-Idanha-a-Nova, estão postadas no blog, Batalhão de Caçadores 598. De uma coisa eu tenho a certeza, essa operação, só pode ter sido organizada por este mesmo Batalhão de Caçadores 598, o único que nessa altura operava nessa zona do distrito do Niassa, a partir de Vila Cabral, onde estava acantonado!

    ResponderEliminar
  2. O Paixão já esteve em algum dos nossos convívios? É que desde a saída de Moçambique nunca mais o vi.

    ResponderEliminar
  3. O Paixão tem estado em quase todos os nossos convívios. Infelizmente desta vez tinha um compromisso a que não podia faltar.

    ResponderEliminar
  4. Pois, se calhar estivemos juntos durante uma semana nesse fim do mundo e demoramos 50 anos a descobrir isso.
    Do acidente com um Unimog não me lembro, mas lembro-me que foi a única vez em andei num desses veículos. Os soldados chamavam-lhe «calças-arregaçadas» e iam a direito pelo meio do mato sem precisar de estrada alguma.
    Outra coisa que me lembro foi a primeira refeição que nos serviram quando chegamos. Constava de feijão fradinho com atum, mas estava tudo em papa, como se fosse puré de feijão. Só a fome fazia com que se pusesse a boca naquela papa.

    ResponderEliminar
  5. O Unimog era o BURRO DO MATO

    ResponderEliminar

Sem o vosso comentário o blog não tem qualquer valor