segunda-feira, 10 de julho de 2017

A riqueza dos nomes!

Joaquim Gomes, assim se chama o marinheiro manobra que foi comigo para Moçambique na CF2. Aliás, devo dizer que a minha Companhia era uma coisa muito a sério, pois tinha um manobra que era mesmo manobra, um carpinteiro que era mesmo carpinteiro, um telegrafista que também o era, e dos antigos, tinha artilheiros para as armas pesadas e das ligeiras tratavam os fuzileiros.
Na imagem aqui ao lado vêmo-lo ao lado de um dos seus filhos no convívio do Paião, em 2009. Se não me engano, depois disso nunca mais compareceu a nenhum dos nossos convívios. Parece que tinha sido operado à próstata, há pouco tempo, e não tinha grande confiança na sua bexiga.
Se percebi bem a conversa que tive com o seu filho, ele está internado num lar que funciona nas instalações do antigo hospital do Barreiro e a sua saúde física, para quem fez 90 anos em Janeiro, pode dizer-se normal. Já o mesmo não se pode dizer da mental, pois uma certa dose de demência senil começa a afectar-lhe a memória.
Lembrei-me de incluir aqui esta informação sobre o nosso velho camarada, mas não era disso que vos queria falar. Como na minha publicação de hoje, no «Número de Matrícula» abordei a questão dos nomes, isso fez-me lembrar de um outro camarada (que também anda a contas com a próstata) que se queixava de não ter tido direito a qualquer apelido. O seu bilhete de identidade rezava apenas, Manuel Joaquim, e isso deixava-o um tanto ou quanto diminuído perante os outros. Sou o mais pobre de toda a Companhia, costumava ele dizer.
E quanto a nomes havia ainda dois casos que chamavam a atenção pela sua singularidade. Eram dois marinheiros artilheiros, filhos da mesma escola, que tinham três nomes próprios e com a particularidade de num dos casos um ser feminino. Francisco Matilde Emídio se chamava um e Manuel António Lúcio se chamava o outro.
Este costume, muito português, dos dois nomes próprios vem dos tempos da Idade Média em que não havia apelidos e os filhos apunham ao seu nome próprio o nome do pai que funcionava como apelido. Não sei se é o caso, mas pegando no exemplo do meu camarada referido acima, Manuel seria o seu nome de baptismo e Joaquim o nome do seu pai.
Este tipo de raciocínio poderia levar-me a concluir que o Francisco, meu camarada artilheiro, além de acrescentar o nome do pai, deve ter acrescentado também o nome da mãe que, neste caso, se chamaria Matilde. Hei-de perguntar-lhe quando voltar a falar com ele.

4 comentários:

  1. Já que o texto se refere a nomes!
    Dos nomes dos meus ascendentes vou falar;
    o pai do meu pai - Joaquim Nunes,
    a mãe do meu pai - Custódia Maria,
    o pai da minha mãe - Joaquim Miguel,
    a mãe da minha mãe - Gertrudes Maria,
    O meu pai - Francisco Nunes,
    a minha mãe - Inácia Maria.

    Filhos; 2 machos e 3 fêmeas,
    A mais velha já (falecida) - Alcinda Maria Nunes,
    seguir - Arminda Maria Nunes,
    depois a mais nova - Maria Alice Maria Nunes,
    Eu Eduardo Maria Nunes,
    por último o meu irmão - Joaquim Maria Nunes.

    Os padrinhos dum, foram padrinhos de todos!
    Quando casei lá em Angola, pela igreja foi-me exigido uma certidão de baptismo, acontece que lá na igreja onde dizem que fui baptizado nada constava. Como a moça queria casar pela igreja, tive que ser baptizado lá. E lá fui falar com o senhor padre Damião, um preto, boa pessoa que me baptizou. Convidei o senhor Horácio e sua esposa senhora dona Odete, para meus padrinhos de baptismo e casamento, com uma só cajadada matei dois coelhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No mail que te enviei disse mãe, mas deveria ter dito tia, irmã do teu pai.

      Eliminar
  2. Este post lembra-me o Cobué... um lugar pequeno onde um havia um artilheiro para manobrar uma metralhadora pesada numa janela que dava para o campo de futebol, um gajo da PIDE que passava o tempo agarrado a latas da 2M, e até uma portuguesa, a mulher do... do, ora deixa cá ver... do governador, não era?!

    ResponderEliminar
  3. I like your blog,I sincerely hope that your blog a rapid increase in traffic density,
    which help promote your blog and we hope that your blog is being updated.
    starbetlogin

    ResponderEliminar

Sem o vosso comentário o blog não tem qualquer valor