segunda-feira, 28 de abril de 2014

Só por causa das dúvidas!

Não há consenso quanto ao número de falantes da nossa Língua. Segundo a CPLP serão +/- 244 milhões. A Wikipédia refere 273 milhões. Na mensagem anterior eu afirmei que são cerca de 300 milhões. Quem terá razão?
Sei que não sou eu, muito embora isso me agradasse muito. E passo a explicar porquê. Portugal, Brasil e restantes países de Língua Oficial Portuguesa somam 270 milhões e todos sabemos que perto de metade dessa gente não sabe (ou não quer saber) falar português. O elevado analfabetismo das gerações mais velhas é um obstáculo à difusão do Português, mas acredito que dentro de uma geração esse problema esteja praticamente solucionado.
Os emigrantes espalhados pelo mundo, somados aos seus filhos e netos perfazem a linda soma de 30 milhões. Também é sabido que muitos dos filhos e quase todos os netos de emigrantes já não aprenderam a Língua dos seus pais e avós, mas convivem com ela, no seio da família, e contam para a minha estatística.
Assim, considero que 300 milhões de pessoas, em todo o planeta, falam a Língua de Camões, deviam falar, ou virão a fazê-lo num futuro não muito distante. E, para terminar, deixo-vos com um mapa interactivo da evolução das Línguas no sudoeste da Europa, no último milénio.


3 comentários:

  1. Eu se fosse emigrante, teria que falar a língua desse pais por motivos laborais. Mas os maus filhos teriam que aprender a falar português. Uma irmã minha emigrou nos anos setenta para a França, lá casou com um francês, têm uma filha não percebe patavina de português. O que eu considero um grande erro. Ela a minha irmã, teve que aprender a falar francês, mas não teve o cuidado de ensinar à filha o português.

    ResponderEliminar
  2. Com a entrada de chineses no nosso País, muito em breve as estatísticas da língua de Camões vão-te dar razão, já agora o que a irmã do nosso amigo Eduardo faz é um erro grave! E o exemplo está na nova jornalista ao serviço da RTP, sempre viveu em Inglaterra, mas como a mãe é portuguesa ensinou-lhe o português correto, veio servir de intérprete na Expo, concorreu e é apresentadora de televisão portuguesa.

    ResponderEliminar

Sem o vosso comentário o blog não tem qualquer valor