terça-feira, 22 de abril de 2014

Reviver o passado!


Tenho a impressão que já publiquei esta foto no antigo blog da CF2, mas também quero deixá-la aqui, pois há sempre novos leitores que nunca visitaram o outro blog e também gostarão de a ver e através dela recordar o nosso longínquo passado na Radionaval da Machava. Sim, porque a imagem mostra, nem mais nem menos que o edifício do comando do quartel de fuzileiros da zona de Lourenço Marques. Com uma grande diferença, no entanto, pois a imagem reporta a uma época pós-independência e os fuzos que nela aparecem são moçambicanos e não portugueses.
Muitas recordações, boas e más, assolam a minha mente ao olhar para este edifício. Do lado das más, ressalto o processo disciplinar a que tive que responder perante o Imediato da CF8 e a pena de prisão disciplinar agravada que ele me aplicou e que me levou a ficar incurso no Artigo 62 e, por consequência, a sair da marinha. A porta da prisão onde passei esses 15 dias vê-se nitidamente ao lado das escadas que sobem para o 1º andar.
Tanto quanto sei, desde que os fuzileiros passaram para a Catembe (do outro lado da baía, em frente ao Comando Naval), a Estação Radionaval não passa de um depósito de velharias. Mas por aquilo que se pode ver nas imagens do Google Earth, o espaço continua reservado aos militares, porque há habitações a toda a volta do arame farpado, mas lá dentro nem uma além daquelas que lá ficaram do nosso tempo.

4 comentários:

  1. Oh filho da Escola,esse imediato queria que tu o enrabasses imediatamente ?
    Ainda fode umas sopinhas esse filho de Puta (que a mae nao tem culpa),ou jà està a comer as cenoras sem as colher ?
    Como é que esses filhos de puta Salazaristas,se dizem hoje democratas !
    Boa continuaçao Amigo Carlos e nao perdoes a esses ranhosos.
    Filipe

    ResponderEliminar
  2. Esse tal de Imediato,
    Seria com certeza invejoso
    Não respeitou o gaiato
    Mandou-o para o calabouço!

    Quinze dias de choça,
    Por dá cá aquela palha
    Se estivessem metidos na fossa
    À solta, não andava tanta canalha.

    ResponderEliminar
  3. E ainda o querias ver nos nossos convívios! Já lhe perdoaste? Ou ele teve razão, ou tens coração de manteiga!

    ResponderEliminar
  4. Lembro-me perfeitamente da prisão... No meu tempo ficou lá hospedado um grumete a quem chamavam de "Doping" que ainda por cima era da terra do Imediato... Infelizmente já falecido.

    ResponderEliminar

Sem o vosso comentário o blog não tem qualquer valor