domingo, 31 de maio de 2015

Levem-me de volta para a ilha!

A referência às calças de alçapão que fiz no post de ontem no «Cantinho» fez-me recordar uma das primeiras experiências vividas na Marinha. Tinha eu apenas 19 anos quando fiz o meu baptismo de mar, embarcado no NRP Bartolomeu Dias, na costa de Moçambique. Primeira paragem em Inhambane e depois rumando à Ilha de Moçambique. Na Ilha era obrigatória uma curta viagem de riquexó e um passeio de bicicleta por entre palhotas e coqueiros.
Fiz isso tudo e muito mais e no fim do dia, antes de regressar a bordo, houve uma reunião num boteco qualquer onde se juntaram fuzileiros e marujos, jovens inexperientes, como eu, e velhos Cabos Manobras, Fogueiros e Artilheiros que tinham viajado à volta do mundo e a escola toda. Acabamos a lavar as mãos com bagaço, para prevenir alguma inesperada doença de pele apanhada nos contactos com as indígenas e a entornar algum pela goela abaixo para desinfectar o circuito completo desde a boca até à ponta da gaita. Enfim, coisas de velhos marujos para se divertirem à custa dos principiantes e que acabou numa grande e geral bebedeira.
Foi nesse dia que ouvi pela primeira vez contar a razão porque as calças de marujo tinham aquele formato esquisito, mas sinceramente já não me lembro de como acabou essa conversa. Já se passaram muitos anos e a maior parte deles a pensar em coisas que nada tinham a ver com o mar e os marinheiros. Mas pode ser que passe por aqui alguém que conheça a resposta e a deixe aqui a título de comentário.
E assim se acaba o mês de Maio!
E o Sporting, finalmente, ganhou um título!

1 comentário:

  1. Bicicletas, que maravilha...
    Tintinaine quer ir de volta
    ter com elas naquela ilha!

    O que era já não é,
    já não volta a ser como era
    não percas a esperança nem a fé
    ainda estamos na primavera!

    ResponderEliminar

Sem o vosso comentário o blog não tem qualquer valor