sábado, 3 de junho de 2023

Cada tiro cada melro!

 


Hoje realizou-se, em Loures, o funeral de mais um filho da minha escola e membro da CF2. Está acontecer tal e qual como acontece com as nozes, a casca escurece, começa a ficar enrugada, depois abre-se e deixa cair a noz no chão. O Braulio já tinha 83 anos, ou estava quase a fazê-los, portanto digamos que chegou a sua hora, foi na vez dele e de mais ninguém.

Nos primeiros meses de Marinha quase não nos cruzámos, pois a instrução era dada por pelotões e nós não pertencíamos ao mesmo. Mas depois de chegarmos a Moçambique tornámo-nos mais próximos. Quase todos os alentejanos e algarvios ficaram na caserna Nº 1 e eu na Nº 2, no entanto o Braulio, também ele algarvio, juntou-se a mim na Nº 2 e fomos camaradas de dormitório cerca de dois anos. Quase no fim da comissão eu fui destacado para o Niassa e ele ficou para trás, mas quando regressei, para prepararmos a partida para Lisboa, voltei a ocupar a minha antiga tarimba e a ser vizinho do Braulio.

O serviço de guarda que fazíamos a cada 3 dias, revezando-nos no posto de sentinela durante 24 horas, fez criar laços indestrutíveis entre camaradas. O Braulio não pertencia ao meu pelotão e no início da comissão não fazia serviços comigo, mas, a páginas tantas, para substituir algum "lesionado", veio para a minha secção e passámos a partilhar horas e horas de companhia um do outro. Ele ganhou a alcunha de «Rei do Sono», porque quando se punha a dormir não havia quem o acordasse, se o deixassem dormia 24 horas seguidas, mas nos serviços de guarda era o mais fiável de todos os camaradas, enquanto estava no posto nunca pregava olho.

E depois, havia ainda outra coisa que nunca esqueci, ele recebia, de vez em quando, encomendas enviadas pela família, onde não faltavam os figos e aguardente dos ditos, entre outras coisas mais apetitosas. Pois um Braulio nunca abria a encomenda sem me convidar para comer dois ou três figos e beber um trago daquela aguardente que tem um sabor indescritível.

O Braulio era um camaradão e um bom homem, nunca encontrei ninguém que afirmasse o contrário. Agora, recebeu a Guia de Marcha para se apresentar lá em cima, como acontecerá a cada um de nós, e só me resta desejar que descanse em paz e se houver outra vida para além da morte que a disfrute o melhor possível. A vida passa num piscar de olhos e dentro em breve lá estaremos todos juntos de novo!



2 comentários:

Sem o vosso comentário o blog não tem qualquer valor