quarta-feira, 4 de novembro de 2020

É triste dizer adeus!

 


Mais um dos nossos camaradas da CF2 que fez as malas e abalou para a outra dimensão. Usei o verbo "abalar" de propósito, pois o Silveira era alentejano e na forma de linguajar das gentes do Alentejo é assim que se diz partir. E partiu ao fim de muitos anos de sofrimento, pois já lá vão 28 anos desde que sofreu o AVC que lhe fez a vida num inferno. Sofreu e fez sofrer a sua família e, de certo modo, é um alívio poder dar-vos esta notícia, finalmente ele pode descansar em paz.

Eu sei que ele ainda passou por Angola, no período da Guerra do Ultramar, e acho que também no período pós.independência, mas não conheço o seu percurso, desde que regressámos de Moçambique, em 1968. Fizemos duas comissões juntos, na Companhia 2 (primeira comissão 62/65) e na Companhia 8 (primeira comissão 65/68). Fomos bons amigos e partilhamos muitas aventuras, principalmente nos 4 meses que passámos no Niassa, quando rebentou o "Terrorismo", em Moçambique.

O Silveira, o Barbosa e o Valter formavam um grupo inseparável dos meus maiores e melhores amigos. O Silveira foi, agora, juntar-se ao Valter que tinha partido, há cerca de 2 anos, ficamos para trás o Barbosa e eu, veremos até quando. E quando eu abalar não haverá quem faça o relatório dos acontecimentos relacionados com a CF2, a primeira Companhia de Fuzileiros a chegar a Moçambique, em Outubro, Novembro e Dezembro de 62 (já que foi enviada por avião, um pelotão de cada vez e conforme as disponibilidades da Força Aérea Portuguesa.

Descansa em paz, Silveira !




3 comentários:

  1. Parabéns. Página muito bem elaborada. Da minha Companhia, CCaç. 2471, 1969/71 - Moçambique, já desertaram também quase metade. Continue com o blogue. Reinaldo Matos da Costa-Nasc, 7/8/45 Reliquias-Odemira. Dispon. como 2º Sargº Milicº Enfermeiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa Companhia pertencia ao Batalhão 2863 e esteve na região de Tete, não é verdade? Perto da fronteira sul do Malawi, se não estou em erro. Nos últimos anos da guerra também não foi fácil essa zona.

      Eliminar

Sem o vosso comentário o blog não tem qualquer valor