domingo, 21 de agosto de 2016

Adeus, sargento Vitorino!


Não sou a pessoa mais indicada para tecer o elogio fúnebre a este nosso camarada que escolheu o mês de Agosto, do ano em que completou os 88 anos, para nos abandonar partindo para o lugar de onde ninguém regressa. Na recruta não o conhecia ainda, na CF2 não era o chefe do meu pelotão e depois de regressarmos a casa, em 1965, nunca mais me cruzei com ele.
Foram os convívios que eu comecei a organizar em 2008 que o trouxeram de novo até mim. Neste último que realizamos em Vila Real, ele já não pode estar presente, porque o seu estado de saúde já era periclitante, mas ainda no ano passado, em Fátima, fez questão de aparecer acompanhado pela sua filha Conceição.
Ele era de longe o mais querido e respeitado sargento da nossa Companhia e com esta simples afirmação termino o meu elogio, sabendo que os visitantes que por aqui passarem acrescentarão algo mais às minhas palavras de despedida.
Que descanse em paz e Deus lhe reserve um bom lugar!


2 comentários:

  1. É com tristeza que recebo a noticia do falecimento do Tenente Vitorino.
    Mais um Monitor de recruta e Fuzileiro que nos deixou.
    Era um bom Homem. Assim, PAZ á sua alma e os pêsames á família enlutada.
    Até sempre senhor Vitorino!

    ResponderEliminar
  2. Acabei de chegar de férias e, sinceramente, tal notícia deixou-me muito triste . Bem sei que a vida não é eterna ; todavia, o Tenente VITORINO, para aqueles que tiveram a oportunidade de o conhecer, especialmente os fuzileiros, sempre o consideraram e respeitaram como de um familiar chegado se tratasse . Conheci-o em finais de Março de 1962 e estive com ele - comissão de serviço militar - em Moçambique, cerca de dois anos e meio . Posteriormente, e não obstante termos seguido caminhos diferentes, não perdi o seu contacto que, a partir de dada altura, se tornou mais frequente, após terminar comissões em África . VITORINO foi um militar exemplar, competente e disciplinado, com sentido do dever e de responsabilidade, admiráveis ! Para além disto, possuía grande capacidade de compreensão e tolerância e, sobretudo, um Homem de excelente carácter e de sentimentos nobres . Como sou um homem crente, acredito que o nosso VITORINO ocupará o lugar eterno que merece . PAZ à sua ALMA . Para a sua filha e genro e restantes familiares apresento os meus sentidos pêsames . Hipólito .

    ResponderEliminar

Sem o vosso comentário o blog não tem qualquer valor