domingo, 8 de junho de 2014

Lembras-te?

Há certas memórias que se varrem completamente da nossa cabeça e não há como restaurá-las. Na CF2 eu pertencia à 2ª Secção do 2º Pelotão. O comandante do Pelotão era o Tenente Cruz Mendes, na foto aqui ao lado, e o chefe da Secção era o Cabo Manuel Matias. O Miguel e o Piaça eram os Chefes de Esquadra da minha Secção e por aí se quedam as minhas memórias. Não tenho a mínima ideia de quem era o sargento que chefiava o pelotão, nem os Cabos das outras duas Secções.
Isto não me parece normal, mas tem uma explicação. Passei quarenta e tal anos zangado com a Marinha, sem querer lembrar-me de um tempo que não me fez muito feliz. E depois de começar os convívios com os camaradas que se mostraram abertos a fazê-lo, nunca as nossas conversas entraram por esse caminho. Bastaria uma fotografia, um relato de uma ocorrência marcante, ou até uma situação caricata vivida em conjunto para ressuscitar as memórias que teimam em manter-se no limbo.
E por mais estranho que isso possa parecer, entre muitas centenas de fotografias que chegaram às minhas mãos nunca aparece a cara de qualquer sargento ou oficial. Isso acaba por provar a diferenciação de classes que havia na Briosa, em que a "grumetada" não lidava muito bem com divisas e galões, pois era daí que lhe vinham os problemas. E "eles", por uma questão de disciplina não gostavam nem admitiam misturas com os seus inferiores. Latente estava sempre o aviso - cuidado ou vais para o livro!
Espero que algum dos comentadores, com a memória mais fresca que a minha, apareça para fazer jorrar uma nesga de luz nesta escuridão das minhas recordações de há 50 anos.

3 comentários:

  1. Se quedam na memória!
    do passado recordações
    nas páginas da história
    lá escritas estão milhões.

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me deste oficial muito bem. Era barrigudo; tipo 'barriga d'água', um tanto ou quanto bonacheirão.
    Problemas de intestinos tais como: diarreia constante entre outros, não lhe faltavam; segundo ele próprio o dclarava. Nunca o vi como oficial de carácter rígido, incapaz talvez de mandar algum de nós para o livro.
    Por outras palavras: homem bom de mais para as lides da guerra. Ao que já li nos teus artigos é homem que já vai fazendo parte do além há uns tempos, verdade?
    Boas a todos!

    ResponderEliminar
  3. Também eu pertencia a este pelotão, 1ª Secção, mas não sei exatamente quem era o Sargento, mas tenho ideia que era o Vitorino e o meu chefe de Secção também não sei bem se já era o Mar. Baltazar se não. É que depois da saída de pessoal para Metangula, onde tu te incluíste, hou uma reorganização na Companhia e nos pelotões e aí a minha Secção passou para o 1º pelotão com o chefe Baltazar, chefes de esquadra o Manuel Marciano e António Rodrigues.
    Aqui e até final o tenente Mendes foi o Comandante, o sargento Veloso, e já não sei bem quem eram os outros chefes de Secção deste pelotão, porque com a saída dos cabos a meio para frequência do curso de sargentos, a minha ideia ficou mais baralhada e, poderá ser também o teu caso.
    Um abraço-

    ResponderEliminar

Sem o vosso comentário o blog não tem qualquer valor