segunda-feira, 31 de março de 2014

Os Chefes de Esquadra!

Depois de publicadas as fotos de todos os graduados da Companhia e também dos grumetes mais antigos que foram promovidos a Marinheiros mal pusemos o pé em Moçambique, seguem-se as fotos dos grumetes da Escola de Setembro de 1961 que na sua maioria desempenhavam as funções de «Chefes de Esquadra», 2 em cada Secção, 6 em cada Pelotão.

















Tal como nas outras categorias, também me faltam algumas caras, seja porque tenham falecido antes de eu os localizar ou por nunca terem querido partilhar os nossos convívios e assim sendo não foi possível fazer-lhe o retrato.
Com excepção do Fernando Sousa que faleceu este ano, conforme notícia oportunamente publicada, todos vão levando a vida com uma vontade de ferro. Nalguns casos mais vontade que saúde, mas o que conta é a vontade de viver que não os abandona.
Um abraço para todos eles!

10 comentários:

  1. Camaradas porreiros!
    Pelo Tintinaine lembrados
    Velhotes reformados
    Jovens foram fuzileiros!

    O Leiria, não sei o que e ele faz,
    Lá pelo Canadá, a lutar pela vida
    Continua sempre jovem bom rapaz!

    Para todos desejo muitas felicidades.
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  2. Talvez tu não tenhas a noção exata da importância que tem para muitos de nós revisitar as caras de camaradas com quem convivemos tão intensamente. Obrigado Carlos pelo teu trabalho que, em muitos casos, é quase uma terapia.
    Um abraço.
    Manuel Ladeira

    ResponderEliminar
  3. Nota:
    Estive em Metangula com o Zé e o Barbosa (dois dos camaradas que constam no grupo apresentado).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do Zé não me lembro, mas do Leiria, Lousa e Loureiro sim, esses tenho a certeza!

      Eliminar
  4. Da secção a que me refiro faziam parte o Zé (José Daniel), o Barbosa, o Paula, o Nascimento (Budens), o Bento, o Chaveiro, o Cabral e eu próprio. O chefe da secção, cabo (cujo nome não me ocorre), só esteve em Metangula uma semana, seguindo depois para Portugal para tirar o 2º. grau.

    ResponderEliminar
  5. A esta distância no tempo já é difícil evitar erros, mas diria que estamos a falar de grupos diferentes, pois os Cabos regressaram a Lisboa para frequentar o Curso de Sargentos no primeiro trimestre de 1964 e eu só fui para Metangula (com o Leiria, o Loureiro e o Lousa) no fim de Setembro desse ano.
    Mas é bom puxar pela cachimónia e recordar essas cenas.

    ResponderEliminar
  6. São de facto grupos diferentes. A minha secção, com os elementos que referi, foi para Metangula no inicio de 1964 (não me recordo em que mês). O meu pelotão, comandado pelo tenente França e Sousa, foi de urgência numa Fragata para Beira, quando na Niassalândia aconteceu um golpe de estado. Duas secções regressaram a Lourenço Marques e a minha secção ficou algum tempo na Beira, embarcado numa Draga, e depois, de avião rumou a Metangula, onde permanecemos 4 meses.

    ResponderEliminar
  7. Impressionante como se lembram tanto do que nem a história reza! Arrependidamente, quando saí da Marinha foi mesmo para esquecer. Nunca pensando que mais tarde um punhado de colegas viesse a dedicar-se ao historial de todos os envolventes!? Louvável como vão no corpo e alma tal (mui nobre) vivência. Sinto-me um pequenino junto a vós, porém, quero crescer mais e muito convosco... continuem, que no que eu puder, estarei sempre lá; onde estiverem...
    Obrigado por tudo.

    ResponderEliminar
  8. Artur, tenho a certeza que farás os possíveis por estar connosco no próximo convívio.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Ladeira; enquanto não me reformar Setembro é o meu mês em Portugal.
    Abraço!

    ResponderEliminar

Sem o vosso comentário o blog não tem qualquer valor