Quem tem participado nos convívios anuais organizados por mim, desde o ano de 2008, reconhece com toda a certeza estes dois filhos da minha escola retratados acima. Mais conhecidos por alcunhas que tinham a ver com os aspectos físicos do seu corpo, o Alturas (à esquerda) e o Ruço (à direita), respondem pelos nomes de Joaquim Duarte Carvalho e Guilherme Preta, respectivamente.
Resolvi lembrá-los aqui hoje por causa dos azares que lhes bateram à porta no passado recente. Ao Alturas foi-lhe diagnosticado, no ano passado, um cancro no intestino, foi operado e continua a sua recuperação sob vigilância médica. Ao Guilherme calhou uma sorte diferente, a doença atingiu a sua mulher e não a ele. Uma doença que lhe afectou o cérebro e a tornou 100% dependente de terceiros. Felizmente a parte física não foi afectada e, muito embora completamente alheada daquilo que a rodeia, consegue acompanhar o marido para todo o lado.
Até notícia em contrário, continuo a pensar que será possível organizar, de novo este ano, o convívio do pessoal da CF2 e CF8. E rezo para que eles possam comparecer como têm feito todos os anos. Embora sabendo que eles não navegam nestas ondas, envio-lhes daqui um abraço, pois há sempre quem leia, os conheça e lhes transmita a mensagem.