sábado, 15 de março de 2014

Grumetes não fuzileiros!

Os grumetes da CF2 eram maioritariamente da Escola de Março de 62. Eram cerca de 80 com o posto de 2º Grumete e, por assim dizer, a arraia miúda desta Unidade de Fuzileiros que marchou para Moçambique nos fins de 1962 para começar a guarnecer as Unidades de Marinha daquela ex-colónia. Como chefes de secção foram escolhidos cerca de 30 grumetes da Escola de Setembro de 1961. Saíram de Lisboa ainda como 2º Grumetes, mas foram promovidos ao posto imediato em Março de 1963. Além destes, todos eles da Classe de Fuzileiros, seguiram connosco também outros grumetes das Classes de Artilheiros e Telegrafistas e que eram mais antigos que todos os grumetes fuzileiros. É a estes últimos que se referem as fotos que se seguem.





Não consegui (até agora) arranjar fotografias do Tomé (Telegrafista) que acabou a comissão como chefe da equipa de treinadores (ou tratadores) dos «Cães de Guerra». Se conseguir voltarei aqui para a juntar a estas do mesmo grupo.


Custou, principalmente porque já não me lembrava das voltas que é preciso dar para fazer esta montagem, mas consegui. Assim fica completa a lista de grumetes das Escolas de Setembro de 60 e Março de 61. O Pereira, o Mourão e o Clímaco eram artilheiros e responsáveis pelas MG42, a Bazuca e o Morteiro. O Suzano e o Tomé eram telegrafistas e responsáveis pelas comunicações.

2 comentários:

  1. Tens que voltar ao principio,
    Não há amor como o primeiro
    Já te fizeram de novo o feitiço
    Continua a lutar ex-fuzileiro!

    Não sei do que não gostaram,
    Lá no teu outro cantinho
    Porque será que o bloquearam
    Quem se lixa é o Zé Povinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha-me passado despercebido este teu comentário. É uma verdadeira sacanice isto que me fizeram no Cantinho. E se eu continuasse com este e acabasse com o outro?

      Eliminar

Sem o vosso comentário o blog não tem qualquer valor